A nova Ducati Diavel tenta juntar características de diferentes segmentos numa única moto tornando-a uma moto inacreditável. O lançamento mescla uma custom com uma naked superesportiva tanto no design quanto no desempenho (O garfo dianteiro longo e curvado a deixa com uma aparência de custom, enquanto o grande motor aparente denota uma naked).
A combinação desses elementos é inédita e torna difícil enquadrar a Diavel em apenas um único segmento. O braço oscilante traseiro de 635 mm de comprimento é ajustável. Os freios Brembo são de duplo disco na frente de 320 mm de diâmetro e disco simples atrás com 265 mm.
A Ducati Diavel, como a Multistrada traz um sofisticado sistema que seleciona o tipo de condução da moto. O modo Urban limita a potência do motor a 100 cv, e o DTC (Ducati Traction Control) fica no modo 5 dos 8 disponíveis. No modo Touring a potência chega os 162 cv totais, mas o controle de tração ainda é no nível 3. Para liberar todo o poderio da motocicleta, o modo Sport desativa o DTC e despeja todos os 162 cv na roda traseira, fazendo a Diavel acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos, tornando-a a moto mais rápida da Ducati.
Também como a Multistrada, traz o sistema Hands Free, que dispensa o uso de chave para dar a partida na moto. Diante do piloto estão uma tela LCD com velocímetro, conta-giros e marcador de combustível, e uma futurística tela colorida TFT com informações adicionais como o modo de condução, a configuração do DTC, entre outras informações. O assento principal fica a 770 mm do chão e o peso bruto chega aos 210 kg na versão básica e 207 na Carbon. Ambas estão disponíveis na Europa nas cores vermelho ou preto por 16.990 euros (R$ 38.600) na versão básica e 19.990 euros (R$ 45.400) na Carbon.